Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste sábado (18/08), o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização acontece das 8h às 16h nas unidades básicas de saúde que estarão abertas, exclusivamente em função desta ação, que são Clínica Santa Paula, PSF Maria Helena (Benedita Monteiro), Igreja Católica (Vale Encantado), Escola Vila Nova, PSF Divino Espírito Santo, Igreja Católica (Valtinho Figueiredo) e Escola Estadual Ecoporanga (Pio XII). Vale destacar que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

A campanha, que vai até o dia 31 de agosto em todo o país, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Em Ecoporanga, além da programação especial para o Dia D, neste sábado, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, em todas as unidades de saúde.

"Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia”, disse a secretária de Saúde, Lúcia Kaiser.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: sexta-feira, 17 de agosto de 2018