SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA CRONOGRAMA DO CARRO FUMACÊ EM ECOPORANGA

Com o objetivo de combater a proliferação de mosquitos, a Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o cronograma de operações do Carro FOG, também conhecido como "fumacê" para o mês de outubro.

Mesmo com menos chuvas e com a temperatura mais amena, a preocupação com o mosquito Aedes aegypti não diminui. Agora, além de combater os insetos transmissores da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde incluiu na programação do fumacê a aplicação de termonebulizador (FOG) veicular, que combate os mosquitos comuns como Culex e anopheles, também conhecidos como pernilongos.

Entre as principais diferenças, está o fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos e possuir hábitos diurnos, picando à noite apenas se tiver oportunidade. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite.

É importante frisar que a população deve deixar as portas e as janelas da residência abertas para maior eficácia do veneno, que tem sua atuação apenas no mosquito, além de não se aproximar dos veículos durante a aplicação

Ações de controle dos mosquitos

Além de programar e organizar o uso do fumacê na cidade, o Centro de Vigilância em Saúde também realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Ecoporanga, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos e monitoramento do Aedes aegypti.

Confira abaixo as datas e bairros das próximas atividades do fumacê

15/10 – Distrito de São Geraldo

16/10 – Distrito de Ribeirãozinho

17 e 18/10 – Distrito de Imburana