COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ECOPORANGA

A pandemia do coronavírus pegou educadores, escolas, estudantes e seus familiares de surpresa com tamanha velocidade. A expansão do vírus obrigou as redes e sistemas de ensino a dispensarem suas turmas massivamente, como forma de minimizar a expansão da epidemia. Assim como já aconteceu em diversos países do mundo, no Brasil as redes públicas e privadas de ensino encontram-se atualmente guardadas em suas residências. Este então pode ser um período especialmente desafiador que além das questões de conteúdo, diversos sentimentos de incertezas afloram a sociedade.

Sabemos que toda sociedade está preocupada com o prejuízo na aprendizagem dos alunos, mas usaremos as tecnologias disponíveis, material impresso e livros didáticos a nosso favor.

De acordo com as sinalizações dos órgãos competentes, ainda não temos certeza do que está por vir, portanto precisamos nos readaptar e repassar conteúdos aos alunos a fim de estimular a aprendizagem em casa.

Infelizmente, alguns alunos da zona urbana e grande maioria dos nossos alunos das escolas do campo não possuem internet em casa ou comunidades, daí a necessidade dos Pedagogos e Professores elaborarem Apostilas Impressas com propostas de atividades, para que juntos possamos desenvolver a aprendizagem significativa de nossos alunos.

As escolas da Sede e Campo serão contempladas com APNP’s organizadas em formato de Apostilas, que deverão ser trabalhadas com os alunos no período de 03/08 a 31/08/2020 (APOSTILA DO MÊS DE AGOSTO). Lembramos que os alunos estão recebendo atividades essas desde 04/05/2020.

INFORMAMOS que, de acordo com a Portaria Municipal nº 04, de 14 de julho de 2020, “foi autorizada a aplicação, a partir de 1º de julho de 2020, de Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNP’s, nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Ecoporanga – ES”, e que todos os conteúdos ministrados no formato APNP’s, poderão ser aproveitados e registrados nas horas de reposição no contraturno, para contemplar as 800h de carga horária letiva estabelecida na legislação vigente, no ano de 2020.

Com essa nova proposta contamos com o apoio das famílias dos estudantes do Ensino fundamental das Escolas do Campo (1º ao 5º ano) para que orientem as crianças com o uso e o manuseio das atividades impressas.

ATENÇÃO: PRA PEGAR A APOSTILA DO MÊS DE AGOSTO, OS ALUNOS DEVERÃO DEVOLVER A APOSTILA DO MÊS DE JULHO COMPLETA. OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS DE ACORDO COM AS ATIVIDADES REALIZADAS DA APOSTILA.

• Caso o responsável ou o(a) aluno(a) tenha celular com whatsapp, mantenha contato com seus professores. Ou mesmo o número comum do celular pra qualquer esclarecimento;
  • A secretaria está em funcionamento pelo telefone (27) 3755-1368 – Antônio Valdeci, de 7h as 11h e Ângela, Célio e Valdete de 13h ás 17h.
  • Os professores estarão em atendimento em horário de aula pelas redes sociais e no privado pelo whatsapp.

Agora, o essencial é estarmos em segurança, em casa, fortes e solidários para lutarmos juntos pela Educação. Iremos superar esse obstáculo de forma coletiva, afinal, escola é muito além de um lugar. É parte do que cada um de nós é.

Na certeza de que o trabalho em conjunto irá favorecer grandes aprendizagens, contamos com a compreensão e colaboração de todos os familiares e esperamos que esse momento passe, para que possamos nos ver pessoalmente em breve. Desejamos a cada família a Paz e as bênçãos de Deus. Contem conosco sempre!

Prefeitura de Ecoporanga

Secretaria Municipal de Educação e Cultura