PREFEITURA PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

O dia 29 de agosto é promovido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e na segunda-feira (29) a Prefeitura de Ecoporanga realizou uma ação de conscientização e prevenção quanto ao uso de tabaco por meio do Programa Antitabagismo, coordenado pelo Dr Mário Magela, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que o tabagismo é considerado uma doença epidêmica. O alto grau de risco da doença é decorrente da dependência à nicotina e outros componentes inseridos na mistura do cigarro, o que inclui a doença na 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10), do grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, seguido por 42% das mortes respiratórias crônicas e 10% das mortes por problemas cardiovasculares. O número de mortes é ainda maior se somar as mortes de fumantes passivos, que de acordo com a OMS, são cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano, incluindo crianças expostas aos componentes do cigarro durante a gravidez.

Para receber o tratamento, o interessado pode procurar a equipe na sede da Secretaria de Saúde ou falar diretamente com o Dr Mário Magela, pelo telefone (27) 99964-4411, e solicitar a participação no programa. O tratamento é realizado por meio de sessões semanais em grupo ou individualmente.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: terça-feira, 30 de agosto de 2022