VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL RESPONDER O CENSO 2022 ATRAVÉS DA INTERNET OU TELEFONE? CONFIRA!

Responder o Censo 2022 nunca foi tão fácil, pois agora existem três possibilidades para isso: de maneira presencial, online ou pelo telefone. Dessa forma, o brasileiro pode escolher a opção que for mais cômoda para participar do questionário.

COMO RESPONDER O CENSO 2022 PELA INTERNET OU TELEFONE?

Embora pareçam opções bem comuns, essa é a primeira vez, na verdade, que o IBGE oferece aos cidadãos a possibilidade de responder ao Censo através do telefone, pois a opção via internet já está disponível desde 2010. Entretanto, responder ao questionário em questão de forma online só é possível após a visita do recenseador ao domicílio do cidadão, mediante um tíquete eletrônico.

Logo, ao receber a visita do profissional, o morador deverá escolher o autopreenchimento através do telefone ou internet, caso não queira fazer isso pessoalmente. A partir disso, o agente censitário gerará um e-ticket para que o cidadão consiga responder ao questionário de maneira remota durante o prazo de sete dias. Caso o morador tenha dificuldade em preencher o formulário de maneira remota, é possível entrar em contato com o Centro de Apoio ao Censo (CAC), através do número 0800 721 8181, criado justamente para auxiliar nesse âmbito. O serviço funcionará todos os dias das 8h da manhã às 21h30.

Ademais, para evitar que o morador esqueça de responder ao questionário, dois dias após receber o e-ticket ele receberá um SMS e um e-mail relembrando sobre o prazo para responder. Caso não responda mesmo assim, no quarto dia receberá uma ligação questionando-o do motivo de ainda não ter respondido ao Censo. Caso ainda não responda, o CAC fará uma última tentativa de contato no sexto dia. Dessa forma, se o prazo acabar e o questionário não for respondido, o domicílio retornará aos aparelhos dos agentes censitários para que visitem o local novamente a fim de incentivar as respostas.

IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR

Por fim, saiba que responder ao Censo é importante porque são dados fundamentais para a implementação e desenvolvimento de políticas públicas que vão beneficiar os cidadãos, já que implicam no investimento de serviços públicos e privados. Logo, é importante responder dados como condições de vida, de renda, de emprego para que o governo tenha uma noção básica da situação da população.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: quinta-feira, 17 de novembro de 2022