Secretaria Municipal de Saúde prioriza atendimento às gestantes

Visando uma melhor organização do sistema pré-natal do Município, a Secretaria Municipal de Saúde de Ecoporanga, através da equipe coordenadora do Sis Pré - Natal, estão realizando um trabalho no sentido de garantir a qualidade, confiabilidade, e acompanhamento as gestantes do município. Foram definidas mudanças como a dos agendamentos de consultas que eram realizadas na Vigilância Epidemiológica, Unidade de Saúde II, Agência Municipal de Agendamento, proporcionando um trânsito excessivo, ficando definido como de responsabilidade do PSF da gestante este agendamento. Os resultados dos exames são enviados aos PSF’S para serem entregues na consulta posterior. Também foi definido um dia exclusivo para atendimento da gestante no mês, onde os agentes de saúde de cada PSF ficam incumbidas de identificar as gestantes de sua área agendar suas consultas no dia das gestantes de cada mês fazendo assim um monitoramento das gestantes, nesse dia exclusivo serão também realizadas reunião das gestantes com palestras com variados temas, cuidados com a gravidez, melhor maneira de alimentação das gestantes, instruções antes do parto, primeiros cuidados com o bebe, direcionamento nutricional das crianças e outros. Com a implantação do Programa Sis Pré-natal possibilita o monitoramento do programa pelos gestores do SUS, e a partir do acompanhamento de cada gestante, podemos garantir: Acompanhamento nutricional com a nutricionista Francismara Fianco Bomfim; Realização de exames obstétricos e laboratoriais; Acompanhamento com Assistente Social Sueli Avellar do Nascimento; Consulta no seu PSF, com acompanhamento com Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e juntamente com os Agentes Comunitários. A equipe responsável pelo projeto é composta por Diogo de Jesus Silva, Sueli Avellar do Nascimento, Francismara Fianco Bomfim e Verônica da Silva Nascimento. “Estamos empenhados a dar priorização no atendimento às gestantes, e desenvolver um trabalho de conscientização sobre a importância do pré – natal”. O Programa Sis Pré-natal tem apresentado sinais positivos, pois, não esta havendo mais gestantes sem acompanhamento no pré – natal, seus exames estão sendo realizados em tempo habio, esta havendo a suplementação de ferro, diminuiu o índice de evasão das gestantes do Sistema Sis Pré-natal do município e garantimos o quantitativo de quatro a seis consultas durante a gestação, disse Verônica da Silva Nascimento. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Áureo Santos Costa, o objetivo do programa é proporcionar a população gestante do município um sistema de acompanhamento desde a concepção à gestação de modo que estas possam obter facilidades e orientações durante o seu Pré-natal, assim também como uma melhor qualidade de vida.

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de outubro de 2006