Agricultores de Ecoporanga Investem na Diversificação

Agricultores familiares de Ecoporanga, ligados ao programa de diversificação da Prefeitura Municipal, passaram a ter, seus produtos comercializados no mercado local e regional. Hoje o grupo produtivo conta com um número bem pequeno de agricultores, que tiveram a iniciativa de apostar em outras culturas, porém a equipe que coordena o Programa, afirma que isso já era de se esperar, pois os agricultores tem um certo receio em trabalhar com outras atividades que não são as de costume. O Programa de Diversificação, que está incluído dentro do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de 2006, busca firmar parcerias entre a Prefeitura e as Associações de Agricultores Familiares, onde a Secretaria Municipal de Agricultura se encarrega de providenciar sementes de qualidade das culturas escolhidas pela comunidade, preparação do solo por um valor acessível, adubação, defensivos, acompanhamento técnico, transporte e ajuda na comercialização, os agricultores entram com a mão-de-obra e com a irrigação. O primeiro grupo optou pelo cultivo da abóbora jacarezinho, cultura que já é bem conhecida por eles, só que os próprios agricultores afirmam que não trabalhavam de maneira correta colocando toda plantação em risco, produzindo frutos de baixo potencial para comercialização e sem contar na baixa produtividade da lavoura, fatores que impossibilitava o desenvolvimento da diversificação no campo. Segundo informes da Secretaria Municipal de Agricultura o sucesso do Programa só foi possível pelo esforço dos próprios agricultores e pelo excelente planejamento e gerenciamento das etapas, tendo que ressaltar que pela primeira vez um trabalho desse porte chega à etapa final com sucesso e que novos grupos já estão sendo montados com outras culturas que serão escolhidas ainda, levando em consideração a familiaridade com os agricultores, mercado e viabilidade econômica. O Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Alves Muquy, afirma que no inicio ficou preocupado, já que os agricultores questionavam e muito sobre a viabilidade da diversificação e que apenas dois agricultores deram inicio ao trabalho e que depois outros foram aderindo gradativamente à idéia, e que a etapa mais importante é a final onde entra a comercialização do produto e que ele próprio acompanhou os agricultores nos supermercados e mercearias da cidade buscando aproveitar o mercado local, ficando muito satisfeito, em comentar o apoio dado pelos comerciantes. A equipe da Secretaria de Agricultura, ainda informa aos consumidores que já é possível adquiri o produto em diversos pontos da cidade e alerta da importância em dar preferência aos alimentos produzidos no município, já que todos os agricultores envolvidos no programa recebem acompanhamento, controle e orientações sobre o mal provocado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, sem contar que é uma forma de incentivar o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, economicamente viável, ecologicamente aprovada, e acima de tudo aceita culturalmente pela sociedade ecoporanguense. Hoje são 14 famílias que compõem o grupo da abóbora, dividido entre duas associações, onde as plantações têm idades diferentes para possibilitar o abastecimento de forma continua, as primeiras 10 toneladas de abóbora produzida no município foi vendida na CEASA de Vitória e no mercado local, tornando um marco para o incentivo à produção de qualidade, agregando mais valor ao produto, gerando rentabilidade às famílias envolvidas e garantindo o valor social da terra. Foto: “Estamos incentivando o cultivo de novas culturas no município, para que nossos produtores tenham opções de renda diversificada.

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de outubro de 2006