Secretaria de Saúde promove Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos 2006

No dia 11 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde, promove a Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos 2006. Cães e gatos acima de três meses de idade, mesmo as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, devem ser vacinados. A aplicação da vacina é gratuita. Pela sua importância no convívio com as pessoas, os animais deixaram de ser apenas mascotes, recebendo afeto e proteção. Essa proximidade tem sido benéfica, mas merece atenção no que diz respeito à saúde publica, especialmente no que diz respeito à raiva. Essa doença é transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, e se caracteriza pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A raiva é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos. Segundo informações da coordenadora da campanha, Eliane, ninguém pode deixar de levar seu animal para vacinar e que os donos devem sempre observar se há algum tipo de alteração no comportamento do animal, como agressividade acima do normal, preferência por locais mais escuros e dificuldades para engolir. “Esses são os sintomas mais visíveis do animal com o vírus da raiva para um leigo”, disse Eliane.

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de novembro de 2006