Programa de Erradicação as Drogas e Violência é sucesso em Ecoporanga

Uma maneira de ensinar como lidar com a violência e as drogras. O projeto foi lançado desde 2003 em Ecoporanga. O programa tem como caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos da 4ª série que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania. O programa é conta uma o auxilio do Soldado Fabiano, e comandado pela coordenadora no município, Maria Iolete Castro Cunha. Segundo informações da Coordenadora Maria Iolete, o já município, atendedeu cerca de mil alunos. No programa são realizadas 17 lições, uma por semana ao longo do semestre letivo. As lições são centradas nos objetivos de, adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas, desenvolver a auto-estima, aprender técnicas de como ser seguro, alternativas de combate ao uso de drogas, formas de lidar com o estresse, tensões e resolver conflitos, tomar decisões por si próprio, redução da violência, conseqüências dos atos de vandalismo e violência, construir habilidades de comunicação, resistir ao envolvimento com gangues, noções de cidadania, respeito e educação, maneiras de dizer não às drogas e a escolha de amigos e o sistema de apoio. A formatura a turma será realizada no dia 29 de novembro no Cerimonial “Jorvalim Jerônimo de Sousa” que contará com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, onde os alunos receberão um certificado de participação e irão fazer um juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência.

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de novembro de 2006