Centro de Referência de Assistência Social é modelo de atendimento

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é uma ação do Governo Federal executada desde o mês de Agosto em Ecoporanga, que visa atender de forma integral às famílias em situação de risco, possibilitando o acesso aos serviços de proteção social básica ofertado na rede social. É desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS é um espaço físico localizado em área de vulnerabilidade social que presta atendimento psicossocial às famílias atendidas pelo PAIF. Assim o objetivo do CRAS é acompanhar famílias em estado de vulnerabilidade social, por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas; fortalecendo vínculos de solidariedade e contribuindo para a autonomia e emancipação social das famílias. O centro conta com uma equipe técnica composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga; equipe de apoio com auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais; e coordenador. Dentre as diversas atividades previstas no programa já estão sendo desenvolvidas para comunidade serviço de assistência psicossocial, visitas domiciliares, ações de fortalecimento da rede de serviços assistenciais, palestras, grupo de convivência para idosos, grupo sócio-educativo para crianças com sessões de cinema, pintura e desenho. Estão previstos para o ano 2007, diversos cursos de geração de renda, reuniões com grupo de pais, grupos de adolescentes, grupo de mulheres.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de novembro de 2006