Censo Populacional 2007

Inciaram os trabalhos de contagem populacional e agropecuário em Ecoporanga, uma das novidades do Censo 2007 é a utilização dos Personal Digital Assistant (PDAs), computador de mão que possibilitará a crítica imediata no momento da coleta das informações. Segundo o IBGE, o equipamento viabilizará uma primeira correção já no ato da entrevista, inclusive determinando o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, com saltos automáticos no formulário eletrônico, quando, eventualmente, não haja informações, otimizando o tempo do recenseador e do informante. A utilização dessa tecnologia permitirá o acompanhamento em tempo real do andamento da coleta, em todos os municípios brasileiros, propiciando um melhor gerenciamento do trabalho. O recenseador poderá realizar a transmissão dos dados coletados para o computador central do IBGE, a partir de qualquer ponto de linha telefônica, sem a necessidade de passar por um microcomputador. Outra possibilidade é conectar-se a qualquer microcomputador com acesso a Internet. A vantagem deste mecanismo está no fato de que o acompanhamento do andamento da coleta poderá ser feito praticamente em tempo real em todos os municípios. Além de todas essas vantagens, os computadores de mão (PDAs) serão equipados com GPS e isso permitirá o georreferenciamento de todas as unidades de coleta do Censo Agropecuário, e também dos estabelecimentos de saúde e educação, localizados nas áreas rurais, viabilizando o acompanhamento da cobertura geográfica praticamente em tempo real e a criação de um importante cadastro para a Instituição. A previsão do IBGE é que os resultados preliminares da Contagem da População estejam disponíveis no dia 1º de setembro e os resultados definitivos sejam divulgados no dia 28 de dezembro. Quanto ao Censo Agropecuário os resultados serão disponibilizados de agosto de 2007 até setembro de 2008., e para isso foram contratados, através de prova seletiva, vinte oite recenseadores, cinco coordenadores e um supervisor.

Data de Publicação: terça-feira, 20 de março de 2007