Programa de Orientação ao Exercício Físico proporciona qualidade de vida a comunidade.

O Programa de Orientação ao Exercício Físico - PROEF", é promovido pela Prefeitura Municipal de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo aulas de caminhada orientada e alongamento para comunidade, proporcionando aos participantes a prática regular de atividade física que melhora a qualidade da saúde. Este projeto oferece alternativas de melhoria da saúde da população de Ecoporanga, sem restrição de faixa etária, fazendo com que a população de baixa renda tenha acesso a esse serviço, beneficiando-se futuramente de menos gastos da saúde pública, com a prevenção de patologias relacionadas ao sedentarismo, obesidade, hipertensão, e cardiopatias isquêmicas. As aulas são realizadas diariamente, sendo três por semana caminhada orientada e duas vezes alongamento, essas duas atividades são realizadas alternadamente, além disso, os participantes recebem acompanhamento dos profissionais de saúde. Para entrar no projeto é necessário realizar uma triagem médica em que o aluno passe por uma bateria de exames para checar se está tudo bem, e se pode realizar determinados exercícios físicos, também recebem acompanhamento de um nutricionista, fisioterapeutas e agentes de saúde. As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física Aldiney Martins Ferreira, que já está bastante satisfeito com o andamento dos trabalhos, diz que a tendência é melhorar cada dia mais. “Estamos com um quadro de duzentos pacientes, mas nosso objetivo é atender trezentas pessoas, e nossa expectativa é que número esteja bem próximo de acordo com a demanda. Estamos muito felizes em ver a melhora significativa em cada paciente e que estão com a alta estima elevada, que ao sair de cada aula, sentem – se mais felizes e confiantes, além de diminuir na ingestão de remédio. Vale a pena ressaltar que 90% dos pacientes tiveram melhora no seu quadro clínico inicial”, disse Aldiney. Segundo Neura M. Pinheiro Rodrigues, que já esta no projeto há seis meses, sua melhora de vida foi satisfatória. “Estou me sentindo muito bem depois que comecei a fazer os exercícios, além de ter perdido sete quilos, a minha saúde também melhorou”, disse Neura. Ivani Gonçalves também faz parte do grupo e está bastante satisfeita com os resultados. “Para mim melhorei demais, antes eu não consegui dormir bem, e tomava remédio de pressão e hoje estou bem melhor”, A paciente Maria Vanuza Jesus, que perdeu cerca de treze kilos, é uma das mais empolgadas, que acabou incentivando mais duas novas alunas para o projeto devido a importância que está tendo essa sua vida. “Para mim melhorou em tudo, parei de tomar remédios, estou muito feliz me achando mais bonita e com coragem para tudo. Mas não quero parar por aqui, vou continuar sempre no projeto e indicando as minhas amigas para entrarem”, finalizou Maria Vanuza.

Data de Publicação: sexta-feira, 30 de março de 2007