Pontos Turísticos

 

PONTOS TURÍSTICOS DE ECOPORANGA/ES

 

A terra da beleza capixaba, possui em sua extensão territorial muitos pontos turísticos magníficos para serem visitados e contemplados por sua beleza natural e pela beleza de suas construções. Pois bem, há lugares pertinho da cidade que podem ser visitados e que garantem uma diversão a sua família e o frescor da natureza.

 

                       ►     IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ OPERÁRIO:    

                                      A Igreja Matriz São José Operário, mais que um ponto turístico de nossa cidade, exala beleza em sua construção. A Igreja fica localizada no Centro da Cidade e foi fundada em 27 de fevereiro de 1962, após, foi desmembrada da paróquia São Francisco de Assis, localizada em Barra de São Francisco. Atualmente, a matriz de nossa cidade possui 50 comunidades originárias dela.

 

         

 

                    ►    HORTO FLORESTAL JOÃO DAL'COL SOBRINHO:    

                                    Inaugurado na gestão do Ex-Governador Albuino Cunha de Azeredo (1991-1995), o Horto Municipal João Dal'Col Sobrinho está localizado na área rural do município de Ecoporanga. O horto municipal é cuidado por um caseiro que reside no parque com sua família, mas também está aberto para visitação e realizações de aulas práticas de eventuais cursos que podem vir ocorrer no município. No local já fora realizado o Curso de Sangria de Seringueira, realizado pelo Incaper. Atualmente há no Horto Municipal cerca de 200 árvores de seringueiras e a localidade é muito utilizada para visitações de escolas com intuito de aproximar os alunos com a fauna e com a flora e agregar conhecimento histórico e geográfico. O horto é um local perfeito para amantes do Ecoturismo, para caminhar e desfrutar do ar puro e fresco. No local há uma trilha que percorre mais ou menos um quilômetro a dentro na floresta para melhor ter contato com a mãe natureza.

 

          

 

 

                    ►    PEDRA DA VIÚVA - DISTRITO DE COTAXÉ:  

  Para aqueles que gostam de uma aventura, a Pedra da Viúva é uma boa opção. A pedra fica localizada no interior de Ecoporanga, no distrito chamado Cotaxé, fica cerca de 33,9km de distância do Centro da Cidade. O local possui esse nome, pois, segundo moradores locais, no topo da pedra residia um casal de índios que para se alimentarem tinham que descer a pedra pendurados em um “cipó”, porém, um dia o cipó veio a romper e o índio a falecer. A esposa do índio, após o fatídico falecimento de seu esposo, continuou a habitar a pedra por longos anos, dando origem ao nome "Pedra da Viúva".

 

     

 

 

              ►    MONTE FUJIYAMA:

Tombado como Patrimônio Histórico pela Lei Municipal Nº 413 - DE 25 de Setembro de 1989 o monte FUJIYAMA é um marco simbólico de Ecoporanga. A montanha que era chamada de Pedra da Torre de Televisão ou Pedra do Cruzeiro e através de uma gincana que acontecia em uma escola da cidade foi decidido que a montanha teria o nome de FUJIYAMA, que tem o nome inspirado pelo monte FUJI no Japão e pela sua similar semelhança de um triângulo.  Em 1989, através do antigo prefeito Sebastião de Oliveira Bonfim, foi realizado o tombo da montanha como patrimônio histórico e cultural. O local tem aproximadamente 1km de distância até o topo e nos proporciona uma linda vista panorâmica de toda a cidade de Ecoporanga. O monte Fujiyama também é muito utilizado para Turismo de Aventura, onde pessoas de várias cidades utilizam a pedra para realizar a prática do voo livre, mas também, a cidade tem uma tradição que tem mais de vinte e cinco anos e que é realizada no dia de Nossa Senhora da Aparecida, onde o fiéis fazem uma caminhada até o topo do Monte Fujiyama e muitos sobem devotos em suas promessas, outros pedem graças ou agradecem por bênçãos alcançadas, muitos fiéis não têm dúvida de que foram agraciados por milagres de Deus por intercessão da Santa Padroeira do Brasil. Este evento é uma tradição que atrai muitos turistas para o turismo religioso.

 

               

 

 

                    ►   CACHOEIRA BONITA:  

A cachoeira Bonita é uma das outras cachoeiras mais visitadas em Ecoporanga, é localizada a uns 4km da saída para a Cidade de Ponto Belo na Rodovia Guerino Dal’Col, na famosa propriedade dos MAIAS, que é um dos grandes fornecedores de gado leiteiro e de corte no município. Uma de suas referências é uma antiga balança de pesagem de gados, e logo atrás deste local, cerca de 200 metros do asfalto está a tão famosa cachoeira com uma bela vista de um imenso lajedo onde se faz a queda das águas. O local é muito visitado por famílias que sempre querem desfrutar do Ecoturismo local. A cachoeira as vezes é muito utilizada para acampamentos.

 

          

 

 

                    ►   CACHOEIRA ARCO-ÍRIS:  

A cachoeira do Arco-íris é uma das belas maravilhas existentes em Ecoporanga que atrai muitos turistas amantes do Ecoturismo e pessoas que querem estar em contato com a natureza. O local fica logo acima da cachoeira do Luizão, localizada nas terras do Senhor Sebastião Luiz Mendes, no qual se tornou proprietário daquelas terras a partir de 1973, e ao adquirir as terras sempre deixou intacto o local para continuar sendo uma Reserva Natural. Ao chegarmos no lugar vemos umas das maravilhas que é estar próximo a queda daquelas águas. O nome se originou devido à altura da cachoeira onde a queda das águas batem nas rochas e formam brisas, e entre estas brisas é possível ver a formação de um lindo arco-íris.

 

           

 

 

                    ►   CACHOEIRA 2 DE SETEMBRO - "Cachoeira do LUIZÃO":

  A Cachoeira do Aloísio fica na área rural do município, bem a oeste do centro da cidade. E embora seja propriedade particular, o local é aberto diariamente para o público sem restrições de horários, além de entrada franca, o lugar é específico para amantes do Ecoturismo. Na propriedade há um pequeno barzinho que oferece algumas bebidas e salgados. A cachoeira proporciona uma queda d'água de pouco mais de 3 metros entre as pedras formando uma pequena lagoa represada, onde dá para se refrescar e divertir-se bastante. A propriedade e a cachoeira são muito utilizadas para tirar fotos e mais acima da cachoeira principal há outras quedas de cachoeiras que seguem o curso do riacho. Além disso, logo em frente ao bar há uma pequena ponte que cruza o riacho e nos leva até um lago. Há um balanço entre as árvores que é usado como um "cipó" para pular no lago.

                      

 

                    ►   JEQUITIBÁ ROSA - "Jequitibá Rei":

Destaca-se em Ecoporanga um milenar “Jequitibá Rosa”, também conhecido como “Jequitibá Rei”, localizado a 12 km da sede do município, com 7,85 metros de circunferência e 33 metros de altura, excluindo a copa da árvore que mede aproximadamente 10 metros. O jequitibá tem idade estimada entre 500 a 700 anos e é um dos pontos mais visitados. Frequentemente as escolas realizam visitas, apresentando os alunos e orientando a importância da preservação do meio ambiente. A mata fica localizada na propriedade da família “Mariano” que teve como desbravadores o Sr. João Mariano e D. Filhinha que sempre lutaram para que a mata fosse preservada, a propriedade que fica nas margens do asfalto é encantadora, com belas paisagens e vales, quedas d’gua, além de várias espécies de aves raras. Ali é um lugar para que os amantes da natureza e o ar puro possam prestigiar.

       

 

 

*Algumas fotos foram tiradas da internet.

 

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Ecoporanga é Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 99944-1200
E-mail: comunicacao@ecoporanga.es.gov.br
transparencia@ecoporanga.es.gov.br

Endereço

Rua Suelon Dias Mendonça, 20 - Centro - Ecoporanga - ES

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.