Agência Nossocrédito de Ecoporanga supera expectativas : Libera mais de Meio Milhão de reais em financiamentos

Criado em 2003, por iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo para fomentar o desenvolvimento social e econômico das pessoas e dos empreendimentos produtivos, especialmente os grandes empreendedores em seus pequenos negócios, e promover a geração de emprego renda, o Programa Nossocrédito é uma modalidade especial de crédito, estruturado para atender a um público produtivo que não possui acesso ao mercado de crédito convencional. Os créditos liberados visam estimular a produção e podem ser requeridos para capital de giro, reformas e compra de material, equipamentos, veículos ou mesmo mobiliário. Em quase dois anos de funcionamento em Ecoporanga, já foram fechados cerca de 20 0 contratos com o total de mais de meio milhão de reais liberados em empréstimo, gerando cerca de trezentos empregos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Nossocrédito é uma parceria com o governo estadual para concessão de recursos com juros de 1% ao mês e é voltado para trabalhadores que possuem no mínimo seis meses de experiência na profissão, no negócio. Um dos motivos do sucesso em Ecoporanga é o trabalho da equipe dos Agentes de Crédito, que são a chave do sucesso do Programa Nossocrédito, responsáveis por identificar o público potencial e realizar todo o trâmite legal do processo, que estimulam o público-alvo a rever o seu negócio e analisar as possibilidades de crescimento e o benefício que um financiamento a juros baixos poderia gerar. Dessa forma, contribuem para a rede de desenvolvimento econômico dos municípios e, consequentemente, do Estado. Além dos agentes de crédito, é realizado o acompanhamento por uma assistente social. A agente de crédito Alciane Ferreira, destaca que o Nossocrédito é uma boa oportunidade de perspectivas de negócios para um público que está fora do sistema financeiro por causa da renda. Segundo ela, diversos trabalhadores autônomos não são contemplados pelos agentes financeiros porque não têm como comprovar a renda. “No caso do Nossocrédito, ele precisa comprovar a experiência e a capacidade de pagamento, que as agentes de crédito confirmam em visitas, realizando também o levantamento socioeconômico e as propostas são levadas ao comitê de crédito para aprovação”. O valor do empréstimo varia de R$ 200,00 a R$ 5 mil e o crédito é sujeito à análise por agentes especializados. Com a menor taxa de juros do Estado (1%) o Nossocrédito tem despertado o interesse dos comerciantes, principalmente os informais. “O programa de geração de emprego e renda é uma das principais metas dessa administração. Por isso realizamos um acompanhamento de perto e fazendo questão de incentivar esse projeto”, disse Eugênia, Secretária Municipal de Assistência Social. Com certeza, o Nossocrédito foi ótimo para mim. Depois que pagar o financiamento atual, não vou perder a oportunidade para fazer outro. Os juros são baixos, o que facilita o pagamento. Acho que o Nossocrédito é uma excelente alternativa para todos tocarem o próprio negócio que gerarem mais empregos, como no meu caso. Sem dúvida, isso é muito positivo para a economia e o desenvolvimento do nosso município”, declara Geraldino Neres, que possui uma fabrica de queijo no Distrito de Itapeba.

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de outubro de 2006