PREFEITURA DE ECOPORANGA PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Caritas Paroquial, da Igreja São José Operário de Ecoporanga, Hemoes de São Mateus e o Banco Sicoob, promovem no dia 19 de novembro, a Campanha de Doação de Sangue e cadastro de doadores de Medula Óssea.

A ação solidária acontece das 7h às 13hs, na CMEI Jardim Encantado, em Ecoporanga. As coletas serão realizadas por meio de agendamento prévio, que será feito na sede da Secretaria Municipal de Saúde, mais informações pelo telefone (27) 99939-4382. Ao final, haverá lanche para os doadores.

Para doar, basta apresentar um documento de identidade com foto e respeitar os requisitos básicos – entre eles, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra.

REQUISITOS BÁSICOS

• Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 18 e 65 anos de idade.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

IMPEDITIVOS

• Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.
  • Gravidez.
  • Espera mínima de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
  • Vacina contra gripe: espera mínima de 48 horas.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga - ASCOM-PME

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de novembro de 2022