Prefeitura Municipal de Ecoporanga oferece Programa de Atividades Físicas Voltadas à “Melhor Idade”.

A Prefeitura Municipal de Ecoporanga através da Secretaria Municipal de Saúde implantou um Programa de Atividades Físicas Voltadas à “Melhor Idade”. Segundo a A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que a promoção da atividade física durante a “melhor idade” conduz à melhoria da saúde física, psicológica e social. Em decorrência disso, os custos econômicos de saúde e dos serviços de apóio aos idosos diminuem. Comprovadamente, o efeito benéfico da participação em atividades físicas e de lazer não se restringe apenas a saúde física; a convivência em grupo possibilita a socialização, onde cada um convive em grupo e conhece pessoas novas. Ocorre, portanto, a melhoria da qualidade de vida, com recompensas psicológicas, fisiológicas e sociais intrínsecas. O projeto tem como o objetivo, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos idosos, oferecendo serviços adaptados as suas necessidades e circunstancias, por meio de incentivos de ajuda mútua e estímulo das faculdades físicas e intelectuais. Segundo o Professor Aldiney esse trabalhado é de no sentido de prevenir a manifestação de certas patologias, como cardiopatias isquêmicas e hipertensão arterial, contribuir para diminuir a obesidade e a osteoporose, reduzir problemas posturais, dificuldades em se movimentar e deficiências na elasticidade e amplitude articular, socializar o cidadão idoso, junto à comunidade, e colaborar na obtenção de recompensas psicológicas intrínsecas: auto-realização, auto-estima e motivação. “Estamos com apenas um mês de implantação do Projeto, e já temos 30 pacientes, das unidades dos PSF’S dos Bairros Divino Espírito Santo, Benedita Monteiro, Centro e Vila Nova, onde os avanços já são notáveis”, disse Aldiney. Pacientes já objetivaram resultados satisfatórios, como na melhora da Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Pressão Arterial diastólica (PAD), redução de peso, elasticidade e amplitude articular, cardiorespiratória, redução da ansiedade; e Melhora da auto-estima. Segundo Aldiney as metas para o futuro, estão incluídas, redução da ingestão de medicamentos hipertensivos, normalização da PAS e PAD, redução de problemas posturais; e prevenção de manifestação de patologias. As atividades são realizadas no campo de futebol próximo ao colégio Pio XII (caminhada orientada) e ginásio de esportes (alongamento) com duração de 45 à 60 minutos.

/uploads/filemanager/teste.pdf

Data de Publicação: terça-feira, 31 de outubro de 2006