Foi decretado Estado de Calamidade Pública devido as fortes chuvas

O prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa Filho, decretou estado de calamidade pública, por causa da chuva que atinge o município. Os temporais afetaram toda a área urbana e rural causando enxurradas, inundações bruscas, desmoronamentos, inundações de casas, interdições de estradas, deslizamentos de terra, destruição de pontes e de bueiros. foram danificados. A chuva danificou duas escolas, 25 estabelecimentos comerciais e 300 quilômetros de estradas vicinais. Seis distritos estão completamente isolados: Muritiba, Cotaxé, Santa Luzia do Norte, Itapeba, Ribeirãozinho e Prata dos Baianos. Na zona rural foram registradas vários desmoronamentos de barreiras e deslizamentos de terra. Foram atingidos cerca de 20 mil pessoas, que tiveram a sua rotina alterada devidos os transtornos causado pela chuvas. Em todo o município 450 moradores estão desalojados e 80 desabrigados. As famílias estão sendo levadas para creches, escolas e ginásio. A prefeitura já solicitou recursos e ajuda do Estado para o município. Continua chovendo em toda a região. Outros pontos críticos são as quedas de barreiras nas estradas, atenção especial é ponte do Maia, que estão totalmente danificada, oferecendo sério riscos de vida, a aqueles que por se aventurem a passar por aquele local. A defesa civil estadual esteve no local e interditou a passagem, devido o risco eminente de desabamento. O distrito de Joaçuba, a água, ultrapassou a ponte, invadindo casas e comércio, deixando várias famílias completamente desabrigadas. E Muritiba, as pessoas estão completamente desoladas, sem nenhum tipo de comunicação, e sem abastecimento de água. A Prefeitura Municipal de Ecoporanga está montando equipes, formadas por funcionários, vereadores e membros da sociedade em geral, para auxiliar e as famílias que foram prejudicadas. Todo maquinário e funcionários estão trabalhando para amenizar os problemas. O Prefeito Pedro Costa, solicita que a sociedade geral, colabore, enviando doações de mantimentos e agasalhos para que possam ser repassadas para essas famílias. “Montamos nossas equipes e todos estão com um único propósito, de trabalhar para socorrer as famílias. Ontem estivemos em Vitória, solicitando recursos junto ao governo estadual.

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de dezembro de 2006