VIAGEM NESTLÉ PELA LITERATURA

Os alunos da 8ª série da EEEF “Patrimônio Prata dos Baianos”, auxiliados pelo professor de Língua Portuguesa Sérgio Alves Ferreira, participaram do Concurso Viagem Nestlé pela Literatura – 8ª Edição, realizado pela Fundação Nestlé/Brasil e Ministério da Educação. O objetivo deste concurso é incentivar os jovens à reflexão e ao desenvolvimento do senso crítico, utilizando a leitura como instrumento para ampliar suas capacidades. De acordo com o diretor Célio, este concurso é uma importante iniciativa e visa, também, proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de trabalhar mais com textos literários em sala de aula e aplicar esses conhecimentos no seu próprio cotidiano. A poesia a seguir está concorrendo ao prêmio e foi escrita pela equipe de alunos da 8ª série. CAMINHOS PELA VIDA Viajei pó caminhos de sonhos, de fantasia, Caminhos até então para mim desconhecidos Enxerguei o possível nos reinos encantados Enxerguei não somente o que se vê Mas também o que se sente, o que se pensa Através da imaginação do olho de vidro Imaginação que me fez sonhar Um sonho divertido, cheio de ilusão Ilusão que se manifestou No meu e no seu caminho, sem separação. Como pode separar a rosa do espinho, O cravo colorido de minha mão? Como pode separar dois caminhos, Sendo que somos do mesmo chão? Eis o meu destino: conquistar reinos pelo mundo Não pela lâmina da espada Mas pela força do coração. Tudo posso pela imaginação! Viajar pela literatura é a minha alegria Faz bem, é pura emoção. É como um leque que se abre Revelando mágicos caminhos. Vem comigo viajar Pelas trilhas do faz-de-conta Um mundo novo encontrar. Texto construído a partir das leituras da obra de Marina Colasanti “23 HISTÓRIAS DE UM VIAJANTE” - O viajante, “um homem para quem o mundo é um leque que se pode abrir”, conta e encanta um príncipe com o seu leque de histórias fantásticas. Acompanhando as histórias do viajante, o leitor experimenta o poder transformador das narrativas de hoje e de sempre; E da Obra de Bartolomeu Campos de Queirós “O OLHO DE VIDRO DO MEU AVÔ” - Memórias, reflexões, questionamentos, sentimentos... A linguagem poética convida o leitor a viajar com o personagem-narrador pelas relações familiares, pelo mundo dos temores, das descobertas, dos sustos e dos assombros que permeia o imaginário de cada um e de todos ao mesmo tempo.

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de agosto de 2007