Ecoporanga investe na melhoria das estradas rurais

Ecoporanga é o terceiro maior município do estado, perdendo apenas para Linhares, São Mateus, porém em área de estrada, é o maior, possuindo 2093 quilômetros de estradas. Com toda essa dimensão é necessário um intenso trabalho de manutenção, e a Prefeitura de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, trabalha dia a dia com seus operadores e maquinários percorrendo as estradas do município para realizar o trabalho. Nesses últimos dias as frentes de trabalhos estão sendo concentradas na região de Cotaxé, precisamente no Córrego do Jabuti, e outra parte em Joassuba, com sentido a Itabeba. Esse trabalho realizado é de grande importância para o município, devido o fato de ser do interior é que vêem a maior parte dos recursos do município, pela produção de leite, café e outras culturas, além do transporte de gado e mármore e granito. A região do Córrego do Jabuti, fica cerca de 70 quilômetros da sede do município, sendo necessário passar por Imburana, Cotaxé e mais um bom pedaço de estrada até chegar à localidade. Segundo informações do produtor rural Sr. Waldemar Silva, conhecido por Waldemar Botelho, a uns três a quatro anos atrás era gasto cerca de duas horas e meia para chegar até Ecoporanga, em através desse serviço de manutenção que está sendo realizado pela atual administração ele faz o percurso com uma hora e meia. “Já houve época, que ficamos até quatro anos sem receber uma máquina aqui para arrumar nossas estradas, e com o Prefeito Pedro Costa, já fomos contemplados duas vezes, em 2005 que ficou tudo arrumadinho, mas infelizmente veio à chuva de 2006 que acabou com tudo, e agora estamos sendo privilegiados novamente. Para nós do interior as estradas é tudo, é dela que depende a nossa sobrevivência, porque é da estrada que segue nosso leite, café, que vamos a cidade comercializar nossos produtos, quer dizer sem a estrada não somos nada. Às vezes alguns políticos esquecem de nós, do interior, mas é daqui que sai o ganha pão da cidade, diariamente eu comercializo cerca de trezentos litros de leite, e no final do mês chega ao total de quase nove mil litros de leite, e com certeza a estrada é fundamental para que eu possa transportar esse leite e fazer a revenda, e agora com certeza não temos nada a reclamar”, disse Sr. Waldemar Botelho. O Prefeito Pedro Costa, faz questão de acompanhar de perto todo o trabalho que esta sendo realizado. Diariamente mantén contato com o Secretário de Obras, Sebastião Galdino para que seja traçado um cronograma de trabalho para o dia, e além de ver se ta precisando de uma peça ou tipo de serviço. “O Prefeito Pedro Costa, para mim é um cara trabalhador, e um grande guerreiro, pois não é nada fácil, manter as estradas de um município do tamanho de Ecoporanga, além de ser um trabalho praticamente interminável, que tem que ser feito diariamente, exige um grande custo. Por exemplo, uma máquina patrol, gasta, cerca de duzentos litros de óleo diesel por semana, além de lâminas e outras peças que são necessárias. Enfim é um trabalho árduo que fazemos diariamente sol a sol com a luta de nossos funcionários e operadores de maquia, que às vezes chegam a ficar uma semana fora de casa para concluir os trabalhos”, disse Sebastião Galdino.

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de setembro de 2007