CAFEICULTURA CRESCE EM ECOPORANGA

Depois de mais de uma década de decréscimo na produção de café, os produtores do município de Ecoporanga voltam a investir na cultura, que já foi a principal fonte de renda do local. Um dos grandes fatores do crescimento é o incentivo que a Prefeitura de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Agricultura está oferecendo aos produtores rurais. Só no ano de 2007, foram implantados cerca de 90 (noventa) hectares da cultura, sendo que boa parte dessa área é decorrente da renovação de antigas lavouras por outras mais novas, utilizando mudas de qualidade e com potencial de produtividade mais elevado. Boa parte dessas mudas foram doadas pela própria Prefeitura e o restante foram adquiridas em viveiros dos municípios vizinhos, sendo que os produtores recebem o transporte gratuito das mudas até a sua propriedade. Outros incentivos estão fazendo a diferença, como o transporte gratuito de calcário e adubos vindo direto da fábrica a um custo bem mais em conta que está levando boa parte desses produtores a corrigir as necessidades do solo aumentando as chances do sucesso da lavoura. Segundo informações do Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Alves Muquy, a meta da secretaria é melhorar a produtividade do município, e para isso novos investimentos serão feitos ainda nesse ano e as primeiras lavouras que foram implantadas através desse rograma já começam a produzir nessa safra e que há muita perspectiva na produção dos próximos anos.

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008