AGENTES DE SAÚDE TÊM MISSÃO NOBRE

De bicicleta, a pé ou a cavalo, eles têm uma missão nobre em defesa da vida na zona rural do município de Ecoporanga. São os agentes de saúde que atuam na prevenção, orientando famílias sobre o que deve ser feito para viver melhor. Os agentes se transformam até mesmo em terapeutas ante problemas detectados. Os relatos dos agentes de saúde mostram a importância da implantação do programa Estratégia Saúde Família (ESF) na zona rural. Graças ao trabalho está sendo combatido o sedentarismo, a chamada "porta aberta" para se desenvolver hipertensão arterial e diabetes, e até mesmo casos de depressão. A orientação vem mudando conduta alimentar errada, conscientização para prática de exercícios físicos e evitar o estresse. "É um trabalho nada fácil, porém enfrentamos de tudo para atender as famílias na área de nossa cobertura", revelou Helena Alves Teixeira, agente de saúde que faz parte da equipe que atua na região do Bairro Vila Nova. Helena da seguinte testemunho: "nosso trabalho ajuda muito o povo nas orientações de prevenção de saúde. Percebemos que, muitas vezes, as pessoas não sabem o que faz mal para a saúde deles. Falta informação e isso está mudando com o trabalho do programa estratégia de saúde da família", atesta no trabalho que faz no Bairro Vila Nova. Helena lembra ainda do curso de capacitação que os agentes participaram, segundo ela, foram aprendidas novas técnicas, forma de agir, enfatizados as atribuições dos agentes, fazendo com que todos trabalhassem mais motivados, devido a ciência da real importância dos trabalhos realizados por eles. A Srª Maria de Lurdes moradora do Bairro Vila Nova disse que o trabalho das agentes é muito importante para comunidade, facilitando o atendimento em diversas áreas de saúde.

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008