Sala de Recursos Multifuncionais de Ecoporanga é reconhecida estadualmente

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria de Educação, tem realizado um trabalho através de uma Sala de Recursos Multifuncionais voltada para estudantes da Rede Municipal e pública de ensino, a portadora de necessidades especiais. Com sede na EMEIF José Francisco de Oliveira, o local atende crianças do Ensino Infantil e Fundamental de várias escolas municipais e publicas da cidade. Elas são selecionadas por meio de uma avaliação e laudos médicos. Inicialmente é realizada uma entrevista de conhecimento prévio com o aluno e depois feita, a família uma entrevista para fazer a entrevista para o preenchimento da ficha de annaminese. Durante o tempo que os alunos passam nesta sala de recursos, eles são acompanhados pela professoras Marly Ferreira e Jannaina, ambas com formação em pedagogia e especialização em Educação Especial. Elas realizam com os estudantes atividades que desenvolvem o intelectual, sensório e motor das crianças por meio de jogos, recursos tecnológicos, como computador e televisão. A grande parte do material didático da sala de recursos é confeccionado pelas professoras através da utilização de materiais recicláveis, onde é aproveitado as habilidades do estudante. São confeccionados jogos matemáticos, quebra cabeça, leitura montada, alfabeto móvel. Uma parte que atrai e desenvolve a criatividade e a imaginação é o “Cantinho da História”, em que Marly e Jannaina, despertam nos alunos, mundo, imaginário através de fantasias, com a arte de contar história. O atendimento é realizado duas vezes na semana durante duas horas, as atividades variam de acordo com a idade e com o distúrbio apresentados pelo aluno. Em geral, elas têm como enfoque a inclusão na sala de aula regular. Os alunos continuam a freqüentar as salas do ensino regular e em outro horário diversificado na Sala de Recursos. Com isso, os estudantes do período matutino fazem este acompanhamento na parte da tarde e os alunos do vespertino, pela manhã. Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino recebem alunos com algum tipo de deficiência, síndrome ou transtorno, seja no Ensino Infantil, Fundamental ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A Sala de Recurso devido ao excelente trabalho e desenvolvimento em seu primeiro ano de implantação, a procura para o atendimento aumentou. Um dos grandes nomes da Educação Inclusiva, a Professora “Denise Meirelles”, Coordenadora do Centro de Educação e Programa de Pós Graduação da UFES, reconheceu o projeto de Ecoporanga com uma das referências estaduais, tamanha a importância do trabalho desenvolvido. Segundo as professoras, é nessa perspectiva que pensamos a construção da competência dos profissionais da educação para trabalhar as necessidades educativas especiais de seus alunos em uma escola inclusiva, onde os profissionais sejam capazes de criar um ambiente educativo em que os diferentes alunos, escolarização, consigam participar, contribuindo com experiência de sucesso.

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de março de 2008