Crise preocupa comercio em Ecoporanga

Retratação nas vendas, inadimplência, esse são os efeitos da crise no comercio em Ecoporanga. Conseqüências do desemprego que atinge a região, principalmente no setor de rochas ornamentais. Segundo Carllus Roithmann, gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ecoporanga (CDL), fazendo um comparativo entre janeiro deste ano com janeiro do ano passado, houve um aumento de 209%, na inadimplência, conforme registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mesmo com a crise, ainda assim, houve um aumento no número de pessoas que pagaram suas contas e retiram seu nome dos órgãos de proteção ao crédito. Preocupados com os rumos da crise, comerciantes e pequenos empresários do Município estiveram reunidos no último dia (16), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Ecoporanga (CDL), para discutir o assunto. Além do presidente da Entidade, Adalberto José Santana, esteve presente ao encontro o Prefeito Elias Dal’Col. Como alternativas para a solução do desemprego, o fortalecimento da agricultura familiar, até a criação de um pólo industrial. Para muitos o fortalecimento dos pequenos proprietários de terras e pequenos agricultores, é a solução, para que o município não fique refém de uma única atividade econômica, a exemplo do granito. Já o prefeito Elias Dal’Col na sua fala, disse estar empenhado junto com outros prefeitos da região, no sentido de estar intercedendo junto aos órgãos de fiscalização para que os mesmos passem a liberar as documentações para as pedreiras com mais rapidez, pois muitas paralisaram suas atividades por falta de documentos, e como conseqüência o corte nos postos de trabalho. Outro objetivo segundo o prefeito, é a criação do pólo industrial no Município, para que empresas possam instalar, e poder gerar emprego e renda.

Data de Publicação: terça-feira, 17 de fevereiro de 2009