II Seminário “Mais Tempo na Escola”

A Secretaria Estadual de Educação – SEDU realizou no dia 02 de julho, no Centro de Convenções de Vila Velha, o II Seminário “Mais Tempo na Escola”, programa esse que tem como objetivo possibilitar aos estudantes conhecimentos e vivências que possam ampliar sua aprendizagem escolar, em especial, nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, utilizando linguagens culturais, artísticas e esportivas. A proposta é construir uma nova identidade para a escola, incrementando os tempos e espaços escolares, as dimensões curriculares, a metodologia e a prática pedagógica. Desta forma, os professores qualificados conduzirão o trabalho educativo, garantindo a efetividade da aprendizagem e do desenvolvimento integral dos estudantes. O Programa atende os pressupostos legais de ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, apresentados pela LDB – 9394/96; Plano Nacional de Educação (2001); Compromisso Todos pela Educação (2006) e Portaria Estadual/SEDU n° 001-R de 07/01/2009. A participação das escolas Públicas Estaduais no Programa “Mais Tempo na Escola” se constitui por adesão a uma ou mais modalidades de organização diferenciada dos tempos escolares, considerando o horário diurno. A participação do professor no Programa é por adesão. Ao optar por participar, o professor efetivo poderá estender a sua carga horária de regência e de planejamento. A participação da escola se efetiva com um Termo de Adesão, assinado pelo Conselho de Escola. Já são mais de 340 escolas da rede estadual participando, distribuídas em 70 município do Estado do Espírito Santo; contando com mais de 120 mil alunos beneficiados; mais de 3.000 professores diretamente envolvidos. Este é um Programa Estadual, que visa ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e enriquecer o currículo escolar com atividades diversificadas, atrativas e de ações pedagógicas sócio-integradoras, buscando a melhoria da qualidade da aprendizagem. O Secretário Estadual da Educação, Haroldo Correa Rocha esteve presente no evento, e disse que “tem interesse que o Programa Mais Tempo na Escola também esteja nas escolas da rede municipal, considerando que a maioria dos alunos que vão para as escolas da rede pública estadual, são da rede municipal”, complementa. A gerente do programa, Janine Mattar Pereira de Castro, ministrou a palestra “Tempo de Escola e Qualidade da Educação Pública”. Janine discorreu sobre as relações entre o tempo de escola e a qualidade do tempo educativo realizado. Abordou, também, dados de pesquisas sobre o tempo integral e como se pode obter bons resultados com a permanência do aluno na escola. A Subsecretária da Educação Básica/SEDU, professora Adriana Sperandio afirmou que a escola deve garantir o direito do aluno estar na escola, assegurando o direito de aprender, e que o Programa possa trazer mais qualidade, mais alegria, mais cidadania e mais oportunidades para os alunos. Estiveram também prestigiando o evento, a convite da SEDU, A Secretária Municipal de Educação de Ecoporanga, Sra. Débora Kristyna Silva e o Supervisor Pedagógico da SMEC, Professor Célio Alves Ferreira. Texto e Foto: Célio Ferreira Fonte: Panfleto/Divulgação Sedu “Mais Tempo na Escola”

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de julho de 2009