2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil é dia 19

A 2ª etapa da Campanha Nacional de multi - Vacinação contra a Paralisia Infantil terá inicio sábado, dia 19 de setembro, das 8h às 16h, em Ecoporanga nos seguintes locais: PSF Vila Nova, Colégio PIOXII, Escola Benedita Monteiro, PSF Divino Espírito Santo, Dengue /Divino Espírito Santo, Vale Encantado, Posto Volante, passando na Feira Municipal das 08h00min as 09h00min, Vila Palmares das 09h00min ás 09h30min, Bairro Alvorada das 09h30min ás 10h00min. De 19 de setembro até dia 02 de outubro todas as crianças com até 05 anos de idade, da sede do município e do interior serão vacinadas. A ação estava prevista, inicialmente, para 22 de agosto. A mudança na data não compromete a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. A decisão tomada pelo Ministério da Saúde em deixar a vacinação para o dia 19 teve por objetivo evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranqüilo com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização. A orientação atende também aos pedidos de secretarias estaduais da saúde dos Estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe. A poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, vasos sanitários ou mãos e em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe por meio de secreções respiratórias. A complicação mais séria da poliomielite é a paralisia, que geralmente afeta as pernas e a paralisia dos músculos usados na respiração e deglutição pode ocasionar morte. A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade. Não esqueça: leve seu filho a um posto de saúde . Proteja! Vacine.

Data de Publicação: terça-feira, 15 de setembro de 2009