Feira de Touros Pro- Genética foi sucesso em Ecoporanga

O município de Ecoporanga, noroeste do Espírito Santo, foi o primeiro a sediar uma feira do pro – genética de melhoria de qualidade genética do rebanho bovino no estado, que visa contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. O Município foi escolhido pelo fato de possuir o maior rebanho do estado. No dia 16 de outubro, durante a feira, pequenos e médios criadores de todo Estado, tiveram a oportunidade de adquirir touros zebuínos puros de origem e com registro genealógico definitivo expedido pela ABCZ, com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho de corte e leite. A feira aconteceu no parque de exposições Nilson Nardacci Figueiredo. No dia 15 os animais foram recebidos e pesados. A compra e venda de tourinhos teve inicio no dia seguinte, a partir das 08h30min, com atendimento técnico do IDAF, DO INCAPER e ABCZ. Bons negócios marcam a 1ª feira do estado, refletindo o quanto a demanda de tourinhos melhoradores da raça zebuínas está aquecida no Espírito Santo. A feira conseguiu reunir pequenos e médios criadores interessados em comprar, como também criadores de Zebu tradicionais, interessados em vender seus produtos. Segundo o Secretário de Agricultura Nilson Amaral a Feira da ABACZ foi realizada em grandes cidades de outros Estados, mas Ecoporanga foi o município que alcançou o maio índice de venda, dos 93 touros ofertados, foram comercializados 88 deste total. O prefeito Elias Dal Col, que foi um grande incentivador desta realização e parceiro por meio da Prefeitura Municipal de Ecoporanga e Secretaria Municipal de Agricultura, está satisfeito com os resultados, e feliz por Ecoporanga ser o primeiro município do estado a receber a “feira de Touros Pro Genética”. Na oportunidade Dal Col agradeceu a presença e o apoio do Gerente Estadual de Pecuária, Dr. Pedro Carlos Cani, e a todos que participaram, apoiaram e trabalharam na realização o evento.

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de outubro de 2009