ASSISTÊNCIA SOCIAL: CASA DA FAMÍLIA

Casa da família, assim também pode ser definido o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É uma unidade pública que trabalha em apoio às famílias e indivíduos garantindo os seus direitos de cidadania. O Centro de Referencia Social tem por objetivo fortalecer a família como unidade de referencia, reforçando vínculos de convivência e solidariedade; alem de promover acompanhamento social. Os objetivos não para por ai, o fomento da autonomia e emancipação social das famílias, e ainda atuando de forma preventiva para que as mesmas não declinem para situações de risco. O atendimento é prestado a famílias beneficiarias dos programas federais, Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programas municipais com enfoque no combate a pobreza. Diversas ações têm feito com que famílias sejam inseridas em programas sociais, recebam orientação e apoio sócio-educativo, atendimento psicológico, e relacionamento de convivência de idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. UNIDADE SOCIAL DE ECOPORANGA EM AÇÃO Funcionando em prédio alugado na Avenida Milton Mota, centro de Ecoporanga, a Unidade de Assistência Social de Ecoporanga, tem prestado atendimento a crianças, adolescentes, jovens e idosos, em dias alternados da semana. O atendimento é feito conforme a faixa etária de idade: Crianças de 6 a 11 anos, adolescentes de 12 a 14, e jovens de 15 a 17 anos em vulnerabilidade social. Nos dias de terça e quinta, é realizado atendimento com os idosos. Tanto crianças, adolescentes, jovens e idosos, são desenvolvidas atividades de esporte lazer, sócio-cultural, ética e cidadania. Profissionais têm prestado atendimento psicológico, social e pedagógico. Atualmente a equipe de atendimento no Centro de Referencias de Ecoporanga é composta de 13 funcionários, entre monitores, psicólogo, Assistente social, pedagoga, berçarista, auxiliar administrativo e serventes. A coordenadora Irlene Lopes Pereira, resumiu em poucas palavras como “excelente”, o trabalho desenvolvido pelas equipes, por serem de competentes e prestativas. Também aproveitou o ensejo para agradecer o apoio e sempre presença do prefeito Elias Dal’Col, com suas freqüentes visitas na unidade social.

Data de Publicação: sexta-feira, 14 de maio de 2010