Assistência Social promove II Seminário do bolsa família em Ecoporanga

No último dia 10, a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o II seminário do programa bolsa família no município. O evento teve a participação da coordenadora do programa do bolsa família no Estado, Alzinete Ruas, prefeito Elias Dal’Col, secretaria municipal de assistência social, Fabiana Sousa Almeida, coordenadora do programa no município, Marinei Rodrigues Morais Ribeiro, e presença do vereador William Muqui. O seminário que ocorreu no espaço do Creas próximo ao portal da cidade, e teve por objetivo esclarecer dúvidas aos usuários do programa sobre as novas normas operacional do programa, sendo que o beneficio pago pode ser dividido em três níveis: básico, variável e variável vincular ao adolescente. No nível básico é pago a famílias extremamente pobres com renda familiar inferior a R$ 70,00 reais por pessoas, independente de terem filhos menores de 15 anos. No nível variável, tem direito ao beneficio famílias com renda até R$ 140,00 por pessoa, e com filhos até 15 anos dentro de casa. Já o nível variável vinculado ao adolescente (BVJ), é pago a famílias com adolescentes de 16 a 17 anos com freqüência escolar. Vale ressaltar que para receberem os benefícios é preciso manter os filhos na escola com freqüência escolar, e cartão de vacinação em dia, cadastro em dia na assistência social. Principais condicionais do programa bolsa família. Educação: freqüência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos. Saúde: acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos Assistência Social: freqüência mínima de 85% da carga horária relativa aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil.

Data de Publicação: sexta-feira, 13 de agosto de 2010