Agricultores de Ecoporanga fornecem produtos para alimentação escolar

Os agricultores familiares de Ecoporanga têm um novo canal para comercialização de seus produtos. Agora eles vendem para a prefeitura, que compra os alimentos e os repassa a 29 escolas da rede municipal. A demanda adquirida pela prefeitura atende ao que determina a lei federal 11.947/09, segundo a qual pelo menos 30% da alimentação escolar devem ser adquirido de agricultores familiares. Pela logística do programa os alimentos serão entregues a cada quinze dias. O primeiro contrato com os agricultores tem duração de seis meses. Vinte e um agricultores estão associados na Central Municipal dos Agricultores Familiares de Ecoporanga (CEMAFEC), entidade cadastrada para comercializar com a prefeitura. Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Francismara Fianco Bonfim, responsável pela escolha dos alimentos, a receptividade pelos alunos têm sido ótima, e faz parte ao incentivo para uma alimentação saudável. O novo cardápio deve contribuir no rendimento das crianças e uma melhor aprendizagem. Os itens ofertados estão divididos entre frutas e hortaliças: abobora, banana prata, cenoura, inhame, laranja, mandioca, banana da terra, maracujá, repolho, tomate, salsa, cebolinha, coentro e alface. A proposta e que para 2011 seja ampliado à oferta de outros produtos.

Data de Publicação: segunda-feira, 23 de agosto de 2010