Programa Saber Hanseníase capacita servidores da rede de ensino

A capacitação do Programa Saber Hanseníase para 200 servidores da rede municipal de ensino, aconteceu no último dia 23, na escola “Bolívar de Abreu”, com turmas pela manhã e tarde. O treinamento aos servidores é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. O Ministério da Saúde implantou o Programa acreditando que através da sensibilização da criança na sala de aula será possível a erradicação da doença. O treinamento contou com a presença da pedagoga responsável pelo Programa no Estado, Maria da Penha Zanotelli, que explicou o uso do material nas salas de aula (folder, cartilha, álbum seriado com figuras, entre outros). Durante a capacitação, aplicada pela coordenadora da Vigilância em Saúde no município, Diana Teixeira Reis, foram expostos temas sobre o que é Hanseníase, formas de contaminação e sintomas, focando a eliminação de estigmas. Um deles, por exemplo, com relação à pessoa em tratamento, explicou que a pessoa seguindo as orientações pode levar uma vida normal. Além dos servidores, a capacitação contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Lia Mara, juntamente com o prefeito Elias Dal’Col, que em sua fala, enfatizou a importância de as Secretarias estarem trabalhando juntas, em prol de projetos importantes para o município.

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de maio de 2011