Prata dos Baianos mantêm tradição folclórica

Todos os anos, no mês de junho, o Distrito de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, promovem a “Roubada da Bandeira”, uma das maiores manifestações folclórica do município. Trata-se de uma tradição portuguesa que foi incorporada à cultura brasileira há um bom tempo. De acordo com a tradição a “Roubada” encena o combate entre mouros e cristãos. Uma bandeira é colocada num mastro bastante alto à espera do “ladrão”, que pode aparecer de dia como de noite. Depois do serviço feito, a pessoa que roubou a bandeira manda um bilhete, revelando o local e horário da devolução. Todo esse processo é acompanhado por uma multidão numa procissão com velas acesas e cantando músicas folclóricas. Assim que o autor do roubo devolve a bandeira, o que é feito de um ano para outro, é preso e julgado por um tribunal formado pelo povo. Ao final o réu é absolvido e todos os comemoram num cômodo da casa pertencente a vitima do roubo da bandeira rezando o terço. Depois hasteiam novamente no mastro para então começar a festa, regada a bebidas não alcoólicas e comidas à espera de uma nova “Roubada” para ser desvendada só no ano que vem. Essa manifestação em Prata dos Baianos já foi prestigiada por gente importante como o escritor e jornalista Adilson Vilaça, jornalista Rogério Medeiros, fotógrafo Tadeu Bianconi, entre outros.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de junho de 2011