Ecoporanga comemora redução na taxa de mortalidade infantil

A prefeitura municipal de Ecoporanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu avanços importantes na política de saúde do município no ano de 2010 com destaque para a redução da taxa de mortalidade infantil no município. Considerado como um indicador de saúde com bastante sensibilidade para o monitoramento da efetividade das ações e serviços ofertados à população, a taxa de mortalidade infantil (TMI), de Ecoporanga, quando comparada aos últimos 4 anos reduziu consideravelmente. Em 2006 a taxa de mortalidade foi de 20,05 por mil nascidos vivos, enquanto que em 2010, esse índice caiu para 6,92 para mil nascidos vivos. A TMI é calculada considerando o número de óbitos ocorridos no município de residência em crianças menores de 1 ano de idade dividido pelo total de nascidos vivos no ano x 1000. Varias ações tem contribuído para a redução da taxa de mortalidade infantil por meio de um trabalho multidisciplinar. O trabalho desenvolvido consiste em varias ações: acompanhamento das gestantes, do inicio da gravidez a puerperio, garantia de acesso as consultas e exames pré-natais e primeira consulta com o pediatra. A secretária municipal de saúde, Lia Mara, destacou o fortalecimento do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, criado com a função de investigar todas as causas de mortalidade e ainda traçar o perfil epidemiológico das mortes e nortear as ações adequadas para que a taxa de mortalidade seja reduzida cada vez mais.

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de junho de 2011