ASSISTÊNCIA SOCIAL: CRAS DESENVOLVE AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES COMUNITÁRIOS E DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES

O CRAS (Centro de referência de Assistência social) está desenvolvendo, ações de promoção junto às famílias atendidas: Família e respectiva composição referenciada pelo CRAS em todo território do município de Ecoporanga: beneficiários do Programa: Bolsa Família; beneficiários do BPC ( Benefício de Prestação Continuada); idosos; crianças; adolescentes; deficientes e cidadão em busca de esclarecimento. O Grupo de Convivência e Fortalecimento de vínculos intitulado: Ser + Família, esta sendo executado pelos técnicos do CRAS em parceria com a rede sócio assistencial existente no município, incluindo Secretaria Municipal de Assistência Social; saúde; Educação; obras; Meio ambiente; Ministério público; ONGs entre outros. Os trabalhos propõem através de um processo gradativo, construir direitos de cidadania; inclusão social dentre outras temática, buscando a maior unidade possível quanto o conteúdo da assistência social no ambiente macro das ações trabalhadas pelo CRAS: respectivos gestores, sociedade civil; organizações, usuários e demandatários da proteção social básica do SUAS. O objetivo do trabalho de acordo com a equipe interdisciplinar composta por: Assistente Social; Psicólogo e Pedagoga, perpassa as evidências unicamente latentes e visíveis das situações de risco elucidando a importância das práticas preventivas, dando início à construção de espaços para trocas de experiências e amadurecimento de fatores negativos e positivos para o enfrentamento das deficiências familiares, com o objetivo principal de fortalecimento da base familiar, desenvolvimento de potencialidades e preservação dos vínculos. As reuniões ocorrem no espaço do físico do CRAS, localizado na Av- São Francisco – Bairro Vila Nova; saída para Barra de São Francisco- quinzenalmente e seguem o cronograma que consiste na oferta de atividades planejadas e continuadas levando à compreensão do diagnóstico familiar, permitindo definir estratégias de intervenção acompanhamento implementação e avaliação. O princípio fundamental que deve nortear o acompanhamento familiar é o reconhecimento de que as famílias são protagonistas de suas histórias. “Tal compreensão é fundamental para negar a postura que individualiza os problemas vivenciados pelas famílias e as estigmatizam” finaliza a Assistente Social.

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de julho de 2011