Equipe do PETI de Ecoporanga percorre interior do município

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem percorrido o interior do município de Ecoporanga, a fim de repassar a mensagem para as comunidades, “Trabalhar não é coisa de Criança”, onde visitaram os seguintes Distritos: Imburana, Santa Terezinha, Santa Luzia do Norte e Cotaxé. O trabalho deverá ser estendido ainda a Joaçuba, Prata dos Baianos, Assentamento Miragem e Sede do Município. Com a mensagem acima, o PETI de Ecoporanga, pretende alertar as comunidades sobre o risco do trabalho infantil, praticado antes dos 14 anos, ou mesmo entre 14 e 16 anos que não configure como aprendizagem. O alerta ainda vale para trabalhos realizados por adolescentes antes dos 18 anos que estejam expostos em situação de perigo ou que venha prejudicar a freqüência escolar com prejuízo físico e psíquico. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe, junto às comunidades, consistem em diálogos que enaltece a importância da família e da comunidade no fim do trabalho infantil. Ao conscientizar, equipe de convivência procurar deixar claro que o lugar de criança é na escola, e não é o trabalho realizado por elas, que irá mudar a condição financeira da família. Além de palestras junto as famílias, as crianças são envolvidas em apresentações de jograis, músicas e teatro, desenvolvidas pelo Projeto. O PETI em quanto programa, busca proteger e retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, oferecendo atividades lúdicas, culturais e esportivas, além de oficinas de violão, artesanato, reforço escolar e informática, estando diariamente assistidas por monitores e equipe técnica: assistente social, pedagoga e psicólogo.

Data de Publicação: terça-feira, 16 de agosto de 2011