Sesa reforça a importância da vacinação contra gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta à população de idosos, profissionais de saúde, indígenas, famílias de crianças de seis meses até menores de dois anos de idade, e gestantes, que procurem o posto de saúde mais próximo para que sejam vacinados gratuitamente contra a gripe. Iniciada no último sábado (05), a campanha este ano está com baixa procura e, até o momento, apenas 27% do público alvo foi vacinado, enquanto no ano passado, somente no Dia D dedicado à mobilização, a cobertura chegou a 31%. Mesmo que a campanha só termine no dia 25, a coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Marta Casagrande, ressalta que é importante não deixar para a última hora. “Os vírus da gripe já estão em circulação no País e, como a vacina leva de 14 a 21 dias após a aplicação para proteger, quanto antes as pessoas se imunizarem, mais rápido elas estarão protegidas”, destacou Marta. A baixa cobertura foi observada em todo o País, onde a média de pessoas imunizadas é de 24%. No Espírito Santo, a meta é imunizar, no mínimo, 80% do público alvo de 526 mil capixabas. Cerca de 1.200 postos de saúde estão envolvidos na campanha, funcionando nos municípios capixabas das 8 às 17 horas. O objetivo da imunização é reduzir a mortalidade, as complicações, e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza na população mais vulnerável à doença. A vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, imunizando contra três vírus da gripe, incluindo o da Influenza A (H1N1). No Espírito Santo, os idosos com mais de 60 anos de idade são o grupo mais representativo que receberá a vacina, com uma população de 364.745 pessoas, seguidos pelas crianças com seis meses e menos de dois anos de idade e gestantes. A vacina poderá ser aplicada em mulheres grávidas em qualquer fase da gestação. Pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas Já os profissionais de saúde que deverão ser imunizados são aqueles que trabalham nas unidades que fazem atendimento para a influenza. A imunização só não é recomendada para pessoas com histórico de reação alérgica grave à dose anterior desta vacina ou que apresentam alergia grave à proteína do ovo de galinha. (Assessoria de Comunicação da Sesa)

Data de Publicação: sexta-feira, 11 de maio de 2012