Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 1º de junho

A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta sexta-feira (25), foi prorrogada por mais uma semana em todo país e somente terminará no dia 1º de junho, possibilitando que um número maior de pessoas se vacine. ?Até a manhã desta quinta-feira (24), 304.953 pessoas já haviam sido vacinadas no Espírito Santo, o que representa 57.91% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é imunizar 80% do grupo prioritário, ou seja, 526.613 pessoas. O objetivo da imunização é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza na população mais vulnerável à doença. A melhor adesão à campanha no Estado é da população indígena, que alcançou 76% de cobertura, o que representa quase 2.332 mil vacinados. Neste público, a vacinação ocorre nas aldeias onde eles vivem. Até a manhã de ontem, 51.612 crianças de seis meses a dois anos de idade foram imunizadas, ou seja, 66,85% do público-alvo. Entre os idosos, o índice de cobertura vacinal foi de 57,09%. O percentual corresponde a 208.249 pessoas com 60 anos ou mais. Já as gestantes alcançaram o percentual de 50,51% de cobertura, ou seja, quase 19.540 futuras mães procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina. Entre os trabalhadores de saúde receberam a vacina 18,5 mil pessoas, o que representa 55,86% do total. A coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Marta Casagrande, lembra que é importante não procurar o posto de saúde na última hora e que a imunização é a única forma de proteção contra a gripe. “Como a vacina leva de 14 a 21 dias, após a aplicação, para proteger, quanto antes as pessoas se imunizarem, mais rápido elas estarão imunizadas”, afirma. Com a proximidade do inverno, aumentam as chances de transmissão da gripe, já que as temperaturas mais baixas deixam as pessoas mais aglomeradas e em ambientes fechados que facilitam a transmissão. A vacina poderá ser aplicada em mulheres grávidas em qualquer fase da gestação. Pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Os profissionais de saúde que deverão ser imunizados são aqueles que trabalham nas unidades que fazem atendimento para a influenza. A imunização só não é recomendada para pessoas com histórico de reação alérgica grave à dose anterior desta vacina ou que apresentam alergia grave à proteína do ovo de galinha. (Assessoria de Comunicação/Sesa)

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de maio de 2012