ESTUDANTES DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ECOPORANGA PARTICIPARAM DO “AULÃO” PARA AVALIAÇÃO DO SAEB E PAEBES /2023.

ESTUDANTES DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ECOPORANGA PARTIPARAM DO “AULÃO” PARA AVALIAÇÃO DO SAEB E PAEBES /2023.

Com programação dinâmica e atrativa para preparação das Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programa de Avaliação Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) , que este ano acontece no período de 06 de novembro a 17 de novembro – SAEB e no período de 20 de novembro a 1º de dezembro – PAEBES, a Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Profissionais da Educação das Escolas, realizaram nos dias 18 e 20 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, no Auditório “Professora Aurora Araujo Franzotti” – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o AULÃO PREPARATÓRIO SAEB/PAEBES-2023,  ofertando aulas de Matemática e Língua Portuguesa para cerca de 180 estudantes, das turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas EMEIEF “José Francisco de Oliveira”, EMEF “Dr. Bolivar de Abreu”, EMEFTI “Professora Benedita Monteiro” e EMEIEF “Palmeiras”..

“A Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem realizado esse movimento de auxílio às escolas, dando um suporte e um ânimo a mais aos alunos, através de políticas públicas que resultem em um desempenho satisfatório nas provas do Saeb e Paebes, com o objetivo de melhorar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que oportunizarão melhorias para as escolas. Trata-se de uma força tarefa, realizada de forma dinâmica, divertida e bastante informativa, que tem conquistado a adesão dos estudantes de forma significativa”, informou a Secretária Municipal de Educação, Sra. Vanete Gregório.

Por meio de testes e questionários, com foco na língua portuguesa e matemática, a realização das provas refletirá uma amostra do desempenho escolar e os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados da rede.

Essas avaliações permitirão que as escolas analisem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade, no qual oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

O professor Hilton Reis foi o responsável pelas aulas de Língua Portuguesa e o professor Cleonilson Trindade pelas aulas de Matemática. O prefeito Municipal de Ecoporanga, Sr. Elias Dal Col, que esteve presente, manifestou total apoio a essa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e espera bons resultados. Também parabenizou todos os profissionais da educação que se empenham na realização dessa ação.

O Saeb

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC, o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo avaliar o rendimento das escolas públicas do país e testar os conhecimentos dos estudantes dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado das avaliações, juntamente com o Censo Escolar, compõe o Ideb, viabilizando a reformulação de políticas públicas educacionais que contribuirão para a melhoria da qualidade educacional no país.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes e Paebes Alfa) tem o objetivo de avaliar o processo de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao final de cada etapa. Os resultados são importantes para gestores e professores no planejamento de ações pedagógicas que visem à melhoria do aprendizado e forneçam indicadores que norteiem a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais voltadas à promoção da equidade e da qualidade da educação capixaba.

Texto: Célio Alves Ferreira – Coordenador Municipal do Paebes/Paebes Alfa/Ecoporaga

Data de Publicação: sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Última atualização: terça-feira, 14 de novembro de 2023